quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O calor e o Verão


O verão é esperado por todos, em todo o mundo, não importa a idade que se tenha, passamos o ano inteiro esperando o verão, muitos para ir a praia, muitos para ficar em casa, outros para trabalhar e muito; e você, espera o verão para fazer o que?

Eu espero o verão para ir ao Sul, pegar onda em água gelada, rever amigos e me divertir um pouco, espero o verão para ter um reveillon e um carnaval em ritmo de férias (não esse ano), espero o verão para tomar chopp em plena segunda-feira e não me sentir culpado por ainda faltar a semana inteira, espero o verão para ir a praia até as 20h, espero o verão...

Mas infelizmente o verão não nos traz apenas coisas boas, tem o calor infernal do Rio de Janeiro, sempre próximo aos 40 graus, isso quando não fica em 42; tem as chuvas, a dengue e no caso dos surfistas como eu, uma coisa menos grave porém intediante, uma falta de onda danada, o mar vira piscina para aqueles que querem apenas fazer bagunça nas praias e fazem, deixam seu lixo no chão, nas areias e até dentro d'água; engraçado que ninguém joga papel de picolé no chão da sala de sua casa, ninguém deixa uma espiga de milho na sua cama, mas na praia... ah, na praia fica tudo... e quem sofre com isso somos NÓS, eu e você que quando chegar o inverno e os dias frios e chuvosos, vamos a praia do mesmo jeito.

Lixo é mesmo um dos maiores problemas da humanidade hoje, vide que a "máfia" europeia "despacha" navios inteiros carregados de lixo e simplesmente descarregam em alto mar, no meio do oceano, e as vezes até em países subdesenvolvidos da África; as coisas que acontecem nos oceanos são barbaridades incríveis, mas vamos deixar de lado o oceano e olhar mais para o nosso "quintal" todo dia quando vou e volto do trabalho, atravesso a Cidade e Deus, o Canal da Barra e outros rios e o que vejo? LIXO, LIXO e mais LIXO, tudo nas margens e nas galerias, isso já sabemos no que vai dar né?! Já estamos sofrendo com enchentes em todo o país, e também aqui no Rio, engraçado que as pessoas que mais sofrem com as enchentes, são as próprias que obstruem os rios com seu Lixo, com suas garrafas e latas; que entopem, as galerias que transbordam na porta da sua casa... Ainda estamos em Janeiro, na última semaninha é claro, e o verão ainda está a todo vapor, mas se continuar assim, chovendo dessa forma e com todo esse lixo por ai jogado, as "águas de Março" podem não ser tão agradáveis quanto a música do "nosso" saudoso Tom.

Eu espero o verão para ver as pessoas felizes, rindo, se divertindo, de férias por ai, eu espero o verão para ir a praia sem medo da chuva, e queria ver um verão sem desabrigados e choro, as chuvas sempre vão cair, a natureza sempre vai mostrar sua força, e castigar quem a ela maltrata... E você? Espera o verão pra que?


"Mas não tem nada não,

Só guardo o que foi bom,

Pro meu coração..." NATIRUTS

Um comentário: